29 de Julho de 2017, 08:34

Publicado em 29/03/2017 11:28

Orestes em reunião com Fábio Borba em SP
Foto: TV Cultura/divulgação

TVE busca fortalecer parcerias com rede de emissoras em São Paulo

Um novo modelo de TV Pública para o Rio Grande do Sul está sendo construído a partir de troca de experiências e parcerias com outras redes de emissoras. Esta foi a missão do presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., na última semana, na TV Cultura, que pertence a Fundação Padre Anchieta em São Paulo, buscando novas parcerias com a TVE. Na sede da Rede Sky, também foi acordado a possibilidade de implantar o sinal digital para assinantes de todo o Rio Grande do Sul. A TVE completa na próxima quarta-feira, 29 de março, 43 anos de atividades.

Mas o fruto de negociação com a TV Cultura, em reunião com gerente de Captação e Patrocínios da TV Cultura, Fábio Borba, deverá ampliar a troca de programas entre as emissoras, como a veiculação dos programa Nação e a série exclusiva EcoDesafio ? em parceria com a Casa de Criação e apoio cultural da CMPC Celulose Riograndense, na emissora paulista.

Matérias elaboradas pela equipe de jornalismo e pelos programas Estação Cultura e Radar também serão aproveitadas na programação da TV Cultura a partir de abril. Em contrapartida, a TVE reafirmou o interesse em exibir o Roda Vida, o que já vem sendo feito, e a programação infantil da emissora paulista. Da mesma forma, o noticiário nacional e internacional será aproveitado na programação da TVE, assim como as matérias do dos programas Metrópolis, Manos e Minas, entre outros. "Além da troca de conteúdo, que deverá ser intensificada, tratamos do modelo jurídico-institucional da Fundação Padre Anchieta, muito diferente da nossa situação. Lá os profissionais não têm estabilidade e é possível atrair talentos do mercado para os departamentos de jornalismo, marketing, comercial e técnico", relata Orestes Jr.

Já em reunião na sede da Sky, com diretora de programação Márcia Cruz e pelo diretor Adir de Souza Matos, foi a sinalizada a possibilidade de que 80 mil assinantes da operadora no Rio Grande do Sul possam receber o sinal digital da TVE. ?O cliente deve solicitar a instalação do equipamento HD com sintonizador do sinal digital terrestre, sem custo extra?, informou o presidente da Fundação Piratini.

Para pegar o sinal digital da TVE, basta que o técnico coloque uma antena terrestre acoplada ao decodificador da Sky. "Pedi que a empresa intensifique a comunicação dessa alternativa aos seus assinantes", complementou. Hoje, cerca de 80 mil assinantes da Sky já recebem o sinal digital da TVE via terrestre.Ao todo, a empresa tem 380 mil assinantes no Estado, sendo 160 mil com HD, para quem pode ser solicitado este serviço complementar. Porto Alegre, Região Metropolitana e Itaqui já possuem sinal digital da Sky. No início de março, Orestes Jr. esteve na Net Sul, em Porto Alegre, solicitando a abertura do canal 507 para a TVE e a presença de alcance para outras regiões do Estado, como a Serra Gaúcha.

Ainda em fevereiro, o presidente manteve tratativas com a Associação Gaúcha dos Canais Comunitários (Agecom) para consolidar a estrutura de base técnica e ampliar a troca de informações com as emissoras parceiras da Rede Comunitária com a TVE. Na ocasião, foi discutido a sustentação de um novo modelo para a gestão das concessões públicas de rádio e televisão, com apoio das emissoras do Interior. Recentemente, Orestes Jr. esteve em Brasília na TV Brasil, no Ministério da Cultura e no Senado Federal. Também visitou em Belo Horizonte a Rede Minas para estudar o formato jurídico da nova Empresa Mineira de Comunicação (EMC).